domingo, 11 de agosto de 2013

Maquiagem: Como cuidar dela?

Bom meninas, todas vocês sabem que usar um batom, um rímel ou um lápis de olho fora do prazo de validade pode resultar em sérios danos à saúde. O mesmo vale para a maquiagem armazenada de forma erradaOutra questão que pode contribuir para o make-up do dia-a-dia se tornar perigoso é o empréstimo dos produtos para a amiga querida, a irmã, as colegas de trabalho... Um pouco de atenção àqueles produtinhos mágicos capazes de deixar qualquer mulher mais bela pode fazer milagres para a pele e para a saúde.

Foi pensando nisso, que hoje trouxe pra vocês 5 dicas super importantes de como cuidar bem da nossa maquiagem.

Marília Verçosa / Pinterest



      1. Olho na validade

Quando um alimento ou um remédio estão com o prazo de validade vencido você nem pensa duas vezes e já os joga fora, não é mesmo? Tal cuidado deve ser tomado também com as maquiagens, afinal, os produtos que usamos para destacar nossos olhos, pele e boca ficam em contato direto com áreas sensíveis de nosso corpo. Uma maquiagem vencida pode ocasionar desde irritação e vermelhidão até complicações mais graves, como cegueira, caso o produto usado nos olhos esteja contaminado com alguma bactéria, por exemplo.





O prazo de validade representa o tempo mínimo que um produto pode ser consumido, ou usado, no caso das maquiagens. Sendo assim, quando adquirir um produto não o deixe esquecido no fundo do nécessaire. Quanto antes do prazo de vencimento a maquiagem for usada, melhor.


       2. Onde guardar?
O melhor lugar para armazenar estes produtos de beleza é um local fresco, longe do calor e da umidade. Se você costuma guardar suas maquiagens no armário do banheiro, melhor começar a pensar em outro lugar para acomodar suas sombras, batons, base... Tal cômodo da casa vive mudando de temperatura drasticamente, a ventilação não costuma ser muito intensa e nem é preciso falar da umidade, que reina nestes espaços.


Um bom investimento nesta hora seriam aquelas maletinhas próprias para guardar maquiagens, ou frasqueiras. Porém, caso você não tenha um dinheiro reserva para adquirir estes produtos, não tem problema. Guardar a maquiagem no armário do quarto ou em gavetas já está bom.



      3. Limpeza é fundamental
Os acessórios usados para a aplicação da maquiagem, como esponjas e pinceis, também merecem cuidados e, principalmente, higiene. Se a maquiagem for usada diariamente, o ideal é que os pinceis e as esponjas sejam lavados, com água morna e sabão neutro, uma vez por semana. Mas caso você use maquiagem só nos fins de semana ou periodicamente pode deixar para higienizar, da mesma forma, os acessórios a cada quinze dias. Espere secar para usá-los e guardá-los novamente depois.



     4. Metamorfose
Muitas vezes, um produto mal fechado ou mal armazenado pode ir se deteriorando. Portanto, antes de usar qualquer maquiagem preste atenção na consistência, na cor e no cheiro. Caso você perceba alterações nestes quesitos, note pequenos granulados nos produtos ou uma nuvem branca sob eles, nem pense duas vezes e jogue-os no lixo.




     5. Melhor prevenir do que remediar
Você conhece muito bem suas amigas, sabe que elas se preocupam bastante com higiene e que nenhuma delas tem alguma doença. Tem certeza? Por via das dúvidas, não saia emprestando suas maquiagens para todo mundo. Uma alergia, um herpes que não se manifesta a todo o momento ou uma conjuntivite podem contaminar seus produtos e comprometer sua saúde. Para não bancar a chata, estimule-as a fazer o mesmo e cuidar do seu kit de maquiagem como se fosse a escova de dentes ou uma roupa íntima.


O mesmo cuidado vale para aqueles produtos expostos na loja. Por mais que a vendedora insista para que você prove um batom nos lábios, por exemplo, é sempre mais aconselhável que o produto seja testado na mão e depois retirado com um lencinho umedecido.

E essas foram minhas dicas. Espero que todas vocês tenham tirado bastante proveito e tenham gostado também. Um big beijo e até logo.




13 comentários:

  1. Algumas maquiagens não tem o prazo de validade, já procurei e não encontro.
    Uma vez um pó que eu usava bastante, eu acho que a validade venceu porque minha pele ficava irritada e gostava tanto dele :(

    talento-feminino.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente algumas maquiagens não tem dizendo o prazo de validade na embalagem!
      Mas você pode ficar atenta em alguns detalhes. Como por exemplo, se ela mudou de cor, de textura, se o cheiro ta estranho... se você perceber algumas dessas coisas é sinal de que ela pode estar vencida.
      Cuidado!
      Espero que eu tenha ajudado linda.
      Beijoooos:*

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que bom que você gostou Suh! E vem mais por ai!!
      Beijos :*

      Excluir
  3. Olá tuas dicas são excelentes mas graças a deus eu não tenho problemas desses. Eu não gosto de maquilhagem,nunca curti. O que eu gosto é de vernizes,minhas unhas andam sempre pintadas. Agora maquilhagem sempre detestei. Muitos beijinhos e fica com deus!! http://mafaldinhaarte.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seriiiiiio??? Pois amiga, eu também gosto muiiito de esmaltes!! Mas meu vicio mesmo é maquiagem!!!
      Não vivo mais sem ela. kkkk Se bem que também não viveria sem esmaltes...
      Na verdade amo as duas coisas com a mesma intensidade!
      Minha linda, muito obrigada pelo comentário. Volte sempre!
      Você também fique com Deus!
      Beijooss :*

      Excluir
  4. Sempre procuro ter muito cuidado com as maquiagens, conserva-las no local certo e mante-las limpas e bem fechadas são de fundamental importância.
    Adorei a dicas.
    Bjs,

    www.garimpus.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Ceiça! A gente tem mesmo que cuidar muito bem dos nossos mimos
      já que a gente ama tanto e não vive sem, não é?! rsrs
      Obrigada.
      Beijinhos :*

      Excluir
  5. Ja fiz um post no blog com dicas assim, acho bom sempre relembrar! Dicas ótimas flor, e amei as fotos! ^^ beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom relembrar pra não esquecer de nenhum detalhe ;D rsrs
      Obrigada linda!!
      Beijos ;*

      Excluir
  6. ADOOOREI! Sempre é bom falar desses cuidados com a make!
    Beijos

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento do blog.
Mas cuidado com as palavras. Comentários com linguagem abusiva excluirei.
Beijos da Gih